O futuro das crianças é uma preocupação tanto para sociedade em geral quanto para os pais. Essa expectativa não é novidade, visto que cada geração entende que o sucesso e a felicidade de seus filhos e netos depende das qualidades que são construídas hoje. 

Devido a essa busca pelo melhor futuro para os filhos, os pais baby boomers geralmente tinham o seguinte discurso: “se você estudar muito, terá um futuro brilhante, repleto de sucesso e com um bom salário”. E isso, com certeza, não é tratado nesse post como uma mentira. Porém, o desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças tem sido visto, cada vez mais, como um requisito tão importante quanto a formação acadêmica.

Obviamente, o estudo não deixou de ser importante. Mas existem cases hiper famosos de pessoas com altíssimo sucesso que chegaram até a abandonar a faculdade antes do término. Porém, se tornaram bem-sucedidos. Outras não tiveram a mesma “sorte”.

Como explicar?! Podemos pelo menos dizer já de antemão que nem só de diploma se fazem adultos capacitados. As empresas e o mercado valorizam pessoas que detêm outros diferenciais além de uma graduação em uma instituição bem conceituada.

Essas pessoas bem vistas pelo mercado, independentemente da área de atuação, são profissionais que desenvolvem habilidades comportamentais e socioemocionais, que corporativamente são chamadas de soft skills.

Ao se falar no termo soft skill pode-se, por definição, entender que elas são um conjunto de habilidades não técnicas. Este conjunto está relacionado com a desenvoltura do indivíduo na sua comunicação eficaz, liderança, resiliência, criatividade e inovação.

Neste artigo, falaremos brevemente sobre o conceito de inteligência emocional, uma das soft skills mais valorizadas. Em seguida, vamos apresentar 5 dicas para desenvolver a inteligência emocional nas crianças.

Dessa forma, você terá mais ferramentas para conduzir seu filho no desenvolvimento da inteligência emocional. Assim, antes mesmo de chegar à fase adulta, ele já terá essa característica, o que contribuirá para o sucesso na carreira, nos relacionamentos e uma boa qualidade de vida.

O que é inteligência emocional?

Pode-se definir inteligência emocional como o conhecimento das emoções próprias e dos outros, habilidade de lidar com os sentimentos, capacidade de se automotivar, naturalidade na demonstração de empatia e bom convívio com a sociedade. 

Uma pessoa que desenvolve sua inteligência emocional tem maiores chances de conquistar o sucesso e, principalmente, de ser feliz. Afinal, ela tem domínio de suas emoções e, por essa razão, não se desmotiva, consegue solucionar conflitos com facilidade, reconhece os sentimentos dos outros e sabe lidar com pessoas de diferentes temperamentos. Portanto, é um preparo para a vida.

Como desenvolver a inteligência emocional nas crianças?

A pergunta mais importante que deve ser feita e respondida é: como desenvolver essas habilidades na vida do meu filho? Selecionamos 5 dicas úteis para todos os pais e mães que entendem que preparar uma criança para lidar com suas emoções de forma construtiva é fundamental para seu sucesso no futuro.

1. Seja uma boa influência para o seu filho

Alguns dias realmente não são fáceis. A correria e as responsabilidades como pais são infinitas. Os problemas vêm das mais variadas fontes; trabalho, finanças e até mesmo de dentro de casa. Muitas vezes, mesmo com um certo esforço, fica difícil de evitar que a feição de tristeza ou de frustração transpareça na expressão do rosto.  

E não há nada de errado nisso, faz parte do nosso cotidiano. Entretanto, agir de forma sábia neste momento é crucial, porque os filhos na maioria das vezes conseguem perceber que os pais estão tensos.  

Portanto, nesses casos, controlar as suas emoções e explicar para o seu filho que o seu dia não foi tão agradável faz com que a criança comece a entender que mesmo em uma situação difícil e complicada, o problema pode ser resolvido com sabedoria e autocontrole das emoções. 

2. Dê nome aos sentimentos dos seus filhos

A psicóloga, especialista em psicologia educacional, Silvia Álava concedeu uma entrevista para uma escola de inteligência. Ela aconselha aos pais a identificarem junto ao filho qual o sentimento que a criança está experienciando no momento. 

Caso o seu filho não esteja bem ou tenha enfrentado uma situação desagradável durante o dia, ajude-o a identificar essa emoção diferenciando que é tristeza, o que é raiva, o que é insegurança, e assim por diante.

Se a criança quiser chorar, tudo bem. Se a criança quiser ficar triste, tudo bem também! Não deve haver problema em reconhecer e aceitar os seus sentimentos.

É interessante que o seu filho compreenda que aquele sentimento ruim vai passar e que os sentimentos bons devem prevalecer. Entendendo que ambos os sentimentos farão parte da vida de forma natural, cabendo a ele lidar com essas vivências.

3. Motivar o seu filho é o melhor caminho

Praticar a automotivação da criança vai ajudá-la a tornar-se um adulto mais produtivo, competente e confiante para exercer as suas atividades. Assim, ela não dependerá de terceiros para a sua efetividade nas atividades.

Esta automotivação pode ser exercida quando os pais demonstram interesse pelo que a criança fala ou faz, bem como quando os pais permitem que ela viva novas experiências, testando os seus limites e a incentivando. 

Este encorajamento da parte dos pais é de grande peso, pois a forma como os pais dão ânimo às crianças quando aprendem algo novo, as ajudam a se tornarem adultos criativos e propensos a resolverem conflitos com sabedoria.

4. Incentive o sentimento de empatia no seu filho

Uma boa forma de desenvolver a empatia na criança é mostrando que as pequenas atitudes fazem a diferença na vida do outro. Os filhos repetem as atitudes dos pais, então demonstre o amor ao próximo. Seja o exemplo que ele precisa seguir.

Se o seu filho brigar com o irmão, primo ou amigo da escola, faça ele refletir sobre como a outra criança está se sentindo com relação à atitude dele ou como ele se sentiria se os lados da questão fossem inversos. 

No futuro, as crianças que tiverem a oportunidade de desenvolver afinidade pelo outro, se tornarão bons profissionais no mercado de trabalho e terão sucesso em sua vida pessoal.

5. Incentive a convivência

O desenvolvimento emocional da criança poderá ser fortalecido quando os pais permitem que as crianças participem de atividades em grupo. Conseguir participar de atividades coletivas é como ter uma sinopse da vida adulta.

Crianças que participam de escolinha de futebol ou que fazem algum curso que tenha mais crianças envolvidas, estão mais propensas a desenvolverem a liderança, criatividade, popularidade e eficiência pessoal. 

Ter um filho que é o número um da sala de aula é o sonho de muitos pais. Aliás, como falado, vocês pais se dedicam para garantir o futuro dos seus filhos. Mas, com o passar do tempo, a inteligência acadêmica não tem sido suficiente para o preparo para o mercado de trabalho.

Pais, no decorrer da sua vida vocês já devem ter se deparado com o filho de algum conhecido ou de um familiar que sempre foi um ótimo aluno, o número um da sala, entretanto em algum momento da vida essa pessoa seguiu um rumo diferente do que todos pensavam que seguiria.

É possível que o quociente de inteligência (QI) e nem o conhecimento adquirido não tenham sido suficientes para saber lidar com os desafios da vida profissional e pessoal.

Não ignore o desenvolvimento da inteligência emocional do seu filho. Ao ajudá-lo neste avanço, certamente o seu filho tomará atitudes conscientes, inteligentes e com controle sobre as situações e as suas emoções.

Você gostou das dicas de como desenvolver a inteligência emocional nas crianças? Compartilhe este conteúdo com seus amigos que também são pais. Assim, nós formaremos uma geração capaz de conviver de forma pacífica e preparada para os diferentes desafios da vida.