Sim, nós também entramos no espírito olímpico! Afinal, neste momento todo o país está comentando o desempenho dos nossos atletas, a disputa por medalhas e até mesmo as histórias de superação de muitos deles.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o impacto da prática desportiva na formação das crianças e adolescentes. Você vai se surpreender ao descobrir que ele é um recurso potencializador não só do desenvolvimento físico, mas intelectual, social e profissional. Vamos lá!

4 lições do esporte para a educação de crianças e adolescentes

Ninguém nega que a prática de esportes contribui para o desenvolvimento físico. Porém, nem sempre ele é associado à melhora do pensamento, das relações sociais e das emoções. Veja como ele contribui para uma educação integral:

1. O esporte desenvolve a persistência

Entre as lições do esporte para a educação de crianças e adolescentes, está o aumento da resistência e da capacidade de suportar (e superar) as frustrações.

Iniciar uma atividade física exige muito aprendizado. Tentar fazer o que não dominamos causa frustração. Porém, só existe uma forma de melhorar a performance no esporte: repetir, repetir, repetir cada vez melhor até obter o resultado desejado.

Esse aprendizado prático é ainda mais importante nos dias de hoje. Afinal, esta geração que está crescendo foi acostumada a ter tudo muito rápido e, muitas vezes, sem um processo de construção e conquista.

Fatos do dia a dia são exemplo disso. Hoje, quando queremos pizza, pedimos por delivery, e ela chega em alguns minutos. Não precisamos esperar muito e nem mesmo fazer. Vem pronto e rápido, sem esforço.

Por mais que isso pareça inofensivo, as crianças crescem com a mentalidade de que tudo na vida será assim, o que nós sabemos que não é verdade.  A maioria de nossas conquistas depende de bastante esforço, e ainda assim levam tempo para se concretizarem.

O esporte devolve esse senso de que resultado é fruto de um processo, e que o processo exige tempo e empenho. Portanto, ele ensina a passar por cima de frustrações e a desenvolver a resistência necessária para alcançar objetivos.

2. O esporte desenvolve a disciplina

Em um mundo que se orgulha cada vez mais da liberdade, falar para as pessoas que elas precisam ter disciplina ou seguir um método soa quase como uma agressão. Porém, é inevitável o fato de que, para muitas atividades na vida, nós só alcançamos o objetivo depois de vários passos consecutivos.

O esporte estimula o desenvolvimento da disciplina de várias maneiras. A mais comentada é o respeito às regras. O atleta precisa atuar de acordo com as normas daquela modalidade, ou seu resultado é inválido. Pisou na linha durante o saque? Perdeu o ponto.

A disciplina também envolve a adesão a um método. A vitória, na maioria das vezes, depende da realização do movimento ou da estratégia determinada pelo técnico. Um bom exemplo é o das artes marciais. Quando o golpe é aplicado da maneira certa, a criança derruba um gigante. Caso faça apenas o que quer e do jeito que quer, ela é derrubada.

Outro aspecto importante da disciplina é a constância, que o esporte também desenvolve. Afinal, ninguém vê um atleta de alta performance que treina de vez em quando. Ele precisa fazer isso todos os dias, e o treino na maioria das vezes não envolve só o esporte que ele ama, mas também a responsabilidade de fortalecer sua musculatura, o que muitos deles não consideram uma atividade agradável.

Como você pode ver, a disciplina está entre as lições do esporte para a educação que, quando aplicadas na vida de crianças e adolescentes, podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

3. O esporte exige controle das emoções

De diversas formas, o esporte ajuda a desenvolver a inteligência emocional. Um exemplo é a maneira de lidar com outros atletas, tanto da própria equipe quanto os adversários. O desrespeito, verbal ou físico, é punido com consequências, desde o cartão amarelo até a expulsão da quadra ou campo.

Embora às vezes vejamos atletas que perdem o controle emocional, eles são a exceção. Na maioria das vezes, em toda uma carreira, o atleta mantém seu autocontrole, ou o perde em alguns poucos momentos.

Esse controle das emoções é fundamental para manter-se motivado, mesmo diante de uma situação desanimadora. Não é incomum vermos times ou atletas que estavam perdendo, mas não se abateram e continuaram até virarem o placar. Essa é, com certeza, uma qualidade que contribui para o sucesso.

4. O esporte desenvolve a cognição

A cognição é a capacidade de processar as informações que recebemos diariamente por meio dos nossos sentidos e transformá-las em conhecimento. Afinal, a todo momento nós vemos, ouvimos, cheiramos, sentimos, tocamos ou somos tocados. Essas sensações, quando combinadas, formam uma teia cada vez mais densa de conhecimento, melhorando nossa interpretação do mundo e tornando-a mais precisa.

As habilidades cognitivas são as que se relacionam com esse processamento da informação. Portanto, elas incluem percepção, atenção, memória, o raciocínio lógico, linguagem, capacidade de planejamento, análise etc.

Quando se trata de desenvolver nossas funções cognitivas, elas não são muito diferentes dos músculos. Ou seja, quando essas funções são desafiadas por tarefas que exigem seu esforço, elas melhoram seu desempenho. Quem treina a memória, por exemplo, se lembra de tudo com mais facilidade.

O que ninguém costuma pensar é que a prática desportiva também é um exercício cognitivo. Quando uma criança pequena começa a aprender a jogar bola e chutar para o gol, você percebe que ela raramente tem uma boa coordenação. Mas aos poucos, com a prática, ela passa a acertar o alvo.

Esse aperfeiçoamento de qualquer movimento exigiu um exercício mental. Por meio da repetição, ensinamos para o cérebro e para os músculos como eles devem coordenar suas ações, fazendo com que a bola chegue, por meio do chute, ao local que o olho identificou que seria o ideal.

Nesse processo de coordenar visão, nervos e músculos, o cérebro desenvolveu muitas sinapses, que são as ligações entre os neurônios. Dessa forma, ele melhorou as funções cognitivas das quais falamos. O resultado não é só um movimento preciso, mas também o aumento na facilidade para aprender.

Um estudo publicado na revista Neurology Clinical Practice demonstrou que, com pelo menos 52 horas de atividade física ao longo de seis meses (apenas 8 horas por mês), os participantes da pesquisa tiveram melhora em seu desempenho cognitivo. Isso foi válido para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

Portanto, incentivar seu filho a praticar esportes é ajudá-lo a desenvolver-se melhor em todas as áreas da vida que exigem aprendizado, planejamento, raciocínio etc.

E você, tem alguma experiência que mostra como o esporte contribuiu para desenvolver qualidades importantes para a vida? Se você vivenciou esse aprendizado, compartilhe sua experiência conosco nos comentários!