Educar é um ato de amor, mas nem sempre fácil. Afinal, se desejamos que nossos filhos tenham sucesso e felicidade no futuro, entendemos que eles precisam desenvolver determinadas virtudes e características desde a primeira infância. Então, entender como desenvolver a responsabilidade nas crianças é uma destas tarefas que, embora trabalhosas, são essenciais no processo educativo.

É importante entender que, para agir de forma responsável, a criança ou adolescente muitas vezes precisa abrir mão do que quer fazer naquele momento para realizar o que deve fazer, contrariando a inclinação natural.

Como os pais podem ajudar seus filhos no desenvolvimento da responsabilidade? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Então, continue a leitura para saber mais!

Qual é a importância da responsabilidade? 

A pessoa responsável faz o que tem que ser feito, independentemente de haver ou não cobranças. Ela também assume as consequências dos seus atos e, justamente por isso, toma um cuidado maior ao tomar suas decisões.

Uma das principais vantagens da responsabilidade é o aumento da capacidade de mudança. Afinal, a pessoa responsável não terceiriza a culpa pelo que dá errado. Se uma situação não tem o desfecho esperado, ela sabe que são suas atitudes que precisam mudar. 

A pessoa responsável sabe que é a gestora da própria vida. Portanto, ela estabelece seus alvos, planeja as ações necessárias para alcançá-los e os realiza, mesmo que não tenha estímulos externos. Assim, suas chances de atingir o sucesso aumentam.

Devido a tudo isso, a responsabilidade é uma das chaves para uma vida adulta de sucesso, felicidade e tranquilidade. O responsável não fica reclamando das circunstâncias. Ele assume seu papel ao enfrentar esses desafios e transformar as situações.

No trabalho, o responsável pega uma tarefa e a realiza da melhor forma possível e no prazo estabelecido. Por essa característica, ele sempre encontra espaço no mercado e tem mais oportunidades de crescimento.

Na família, a pessoa responsável também tem a possibilidade de ter uma vida mais gratificante. Ao identificar problemas, ele assume sua função em resolver o conflito de forma produtiva.

Como desenvolver a responsabilidade nas crianças?

Mas desenvolver a responsabilidade nas crianças pode ser um desafio. Afinal, se a responsabilidade é fazer o que deve ser feito, o que geralmente significa abrir mão do que desejamos realmente fazer, trata-se de algo que não é tão natural ao ser humano.

Essa dificuldade aumenta quando entendemos que, durante a infância, os impulsos predominam sobre a racionalidade. Porém, é possível desenvolver a responsabilidade gradualmente e por meio de atitudes bastante simples.

1. Dê o exemplo

Crianças aprendem muito mais observando os hábitos dos adultos do que por suas palavras. Então, se elas percebem que tanto o pai quanto a mãe são comprometidos e realizam suas atividades pessoais, familiares e profissionais de forma responsável, será natural entender que essa é a atitude que esperam dela. 

E isso vai muito além de ir trabalhar todos os dias, cumprir horários ou ser organizado. A colaboração espontânea na realização das tarefas domésticas é um ótimo exemplo de responsabilidade.

2. Envolva as crianças nas atividades domésticas

Desde pequena, a criança precisa colaborar com a família. Colaborar é diferente de ajudar. Quando eu ajudo você, pressupomos que você tinha uma tarefa e eu fui muito bom (ou boa) em ajudar. 

Em família, não se trata de ajudar. Todos compartilham o mesmo espaço, compartilham do conforto que os provedores da casa proporcionam, compartilham carinho… Então, por que não compartilhar as tarefas domésticas? Trata-se de cooperação, e não de ajuda.

Por isso, desde cedo é importante que as crianças tenham tarefas atribuídas, de acordo com sua capacidade física e cognitiva naquela etapa. Guardar brinquedos, arrumar a cama e organizar o próprio quarto é o básico. Além disso, é importante atribuir atividades relacionadas ao cuidado com os outros, como cuidar dos animais de estimação, molhar as plantas, colocar os talheres e pratos na mesa, retirar o lixo e mais tarde, colaborar na limpeza.

Inclusive, a realização de diversas atividades domésticas ajuda as crianças a desenvolverem sua cognição, inclusive conceitos matemáticos fundamentais como classificação, seriação, correspondência termo a termo, etc. Mas isso é assunto para outro artigo!

3. Combine e cumpra

Combine o que cada membro da família vai fazer e exija que todos cumpram os combinados. Estabeleça recompensas individuais e coletivas para o que foi cumprido. É importante que as crianças entendam que nossas ações têm consequências. 

O princípio por trás da responsabilidade é outro — fazer o que deve ser feito, independentemente das consequências. Porém, as crianças não nascem com esse nível de maturidade.

Portanto, na infância é preciso estabelecer uma base um pouco diferente: se eu faço o que quero a curto prazo, tenho uma consequência não tão boa a longo prazo. Já se eu faço o que eu não quero a curto prazo, terei uma boa recompensa a longo prazo.

Como as crianças evoluem em suas habilidades, reveja periodicamente esses combinados. Afinal, uma atividade que é desafiadora ou apropriada para uma criança de 5 anos é muito fácil para uma criança de 10 anos. É preciso ajustar de acordo com a idade.

4. Estabeleça uma rotina

Crianças precisam de rotina e isso as ajuda a desenvolverem a responsabilidade. Trata-se de um processo de condicionamento, que facilita a manutenção do foco em uma atividade e inclusive faz com que a criança se sinta segura, pois ela sabe exatamente o que vem depois.

Assim, ela sabe que precisa realizar as atividades escolares, revisar a matéria e estudar no horário destinado a isso, mas que depois ela tem o seu tempo para brincar, para ir à praça ou para realizar qualquer outra atividade que esteja em sua rotina.

Também é muito útil estabelecer horários para outras atividades como cuidar dos animais de estimação, arrumar a cama, e assim por diante etc.

5. Não faça o que eles podem fazer sozinhos

Identifique o que a criança já pode fazer por conta própria e incentive a autonomia. Não faça o que ela pode fazer por si mesma, por mais simples que seja.

Como mães e pais, é fácil agirmos no piloto automático. Amarramos o tênis porque já estamos acostumados, colocamos a comida no prato, guardamos as roupas. Nem percebemos que eles se tornaram capazes de realizar aquela atividade.

Portanto, precisamos ficar atentos e colocar a criança para realizar essas atividades sozinha. No começo, faça com ela. Depois, apenas supervisione e reconheça os progressos. Finalmente, deixe-a fazer sozinha.

6. Incentivar a criação de novas soluções

O fato de um filho ter determinada responsabilidade não significa que ele precisa fazer sempre da maneira como os pais querem. O resultado deve ser estabelecido para os pais, mas permitir a busca por soluções diferentes estimula a criatividade, desde que isso não os coloque em risco.

7. Valorizar o trabalho

É importante que os pais valorizem o trabalho de todos. Deles, dos filhos e de funcionários que eventualmente trabalhem com a família. Essa atitude demonstra que não existe trabalho inferior, humilhante ou de menor importância. Todas as atividades são fundamentais para o bem-estar de todos.

8. Reconhecer o esforço e a responsabilidade

Agradecer e elogiar o esforço gera um reforço positivo para aquela atitude. Por mais que a pessoa esteja cumprindo o que foi combinado (sua obrigação), a cortesia é como um tempero especial que torna a rotina menos árdua.

Também é importante destacar que os pais não devem elogiar apenas um resultado perfeito. Afinal, a criança está aprendendo e pode ser que ela ainda leve muito tempo para fazer da mesma forma que um adulto.

Diante disso, elogie o progresso. Pode dizer: “olha, você se lembra de como antes você fazia esta atividade dessa forma e agora já consegue fazer assim”? Dessa forma, os pais incentivam a vontade de fazer cada vez melhor.

9. Seja consistente

Nem sempre dá vontade de cobrar o cumprimento das tarefas. Depois de um dia de trabalho, do cansaço e da vontade de apenas desligar-se de todas as tarefas, pode ser mais fácil levantar e fazer do que ter algum desgaste com a criança por causa daquela atividade.

Mas os pais precisam ser consistentes para que a criança entenda que deve realizar sempre o que foi combinado. Isso é muito importante na construção do caráter.

E você, já segue alguma dessas dicas para desenvolver a responsabilidade nas crianças? Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos que também têm filhos! Eles vão gostar!